Pacientes recebem orientações sobre a hanseníase


Para marcar o Dia Mundial contra a Hanseníase, no dia 27 de janeiro, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quinta-feira a primeira reunião do ano do Grupo de Apoio a Portadores de Hanseníase (Gaphan) de Ponta Grossa. O grupo é o primeiro do Sul do Brasil a ser formado e propõe a oferta de atenção integral e humanizada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos pela hanseníase. A reunião é realizada um vez por mês no auditório do SAE.
Os pacientes que participaram do encontro tiveram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a doença, receber orientações e trocas de experiências através de dinâmicas de grupo. “Nestes encontros, o paciente aprende de forma simples a cuidar de pés, mãos e face, áreas fragilizadas pela doença. Os encontros também visam a superação das limitações das pessoas com hanseníase até a cura da doença e a prevenção de incapacidades”, disse a coordenadora do SAE, Léia Lopes. O Gaphan de Ponta Grossa é formado por aproximadamente 50 portadores da doença e familiares.
De acordo com Léia, a hanseníase tem cura e quando detectada precocemente pode ser curada sem deixar seqüelas. As pessoas devem ficar atentas aos principais sintomas, como manchas brancas ou avermelhadas, áreas do corpo com diminuição ou perda total da sensibilidade, fisgadas nos nervos dos braços, pernas e pés. Após a contaminação os sintomas podem demorar de dois a cinco anos para aparecerem. Ao perceber os sintomas, a primeira ação a ser tomada pelo paciente é procurar ajuda em qualquer unidade de saúde. O tratamento é gratuito. 

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA
Leandro Soares Machado Candidato a Deputado Estadual 54200

SAIBA MAIS

Leandro Soares Machado quer melhorias para saúde e segurança

Na Alep, Leandro garante que promoverá o fortalecimento dos Campos Gerais   Depois de disputar as eleições para prefeito de Ponta Gross...

Entre em contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram @leandrosoaresmachado