Bando da Leitura com 6 anos de atividade

Prof.a Lucélia de Cássia Clarindo:

“O BANDO DA LEITURA é uma ação voluntária de estimulo a leitura por meio dos diversos segmento da arte. Começou com a iniciativa de duas meninas que foram minhas alunas e gostavam muito de ler comigo na escola onde eu trabalhava também com literatura. Estas meninas pediram para continuamos nossas leituras já que eu estava em licença da escola.

Iniciamos  em 14 de março de 2007 e de duas meninas na próxima quarta feira vieram três e depois sete e depois doze.  Surgiu a ideia de formar um grupo dando um nome a ele. Por votação foi chamado de Bando da Leitura. A família começou a se interessar e comentaram com amigos entre eles o chargista  Robson Sádico que criou a marca do bando da leitura.
Criamos comunidade no orkut, fizemos um site e nos cadastramos no PNLL . Após várias trocas de e-mail e fotos o bando foi considerado um projeto destaque e fomos convidados para a vigésima Bienal do Livro em São Paulo e também para representá-lo no Encontro de Bibliotecas .
Fomos representados pelo meu filho Luan que foi muito elogiado em sua apresentação cantando canções do bando e mostrando fotos além de contar sobre nossas ações.
Participamos do concurso Machado de Assis que tinha como objetivo mapear os principais projetos de leitura do país. Ganhamos o premio que constou do mobiliário básico para uma sala de leitura, livros, PC, impressora, tapetes, pufes, almofadas, gibis. Este acervo foi instalado na sala da minha casa. Em 2010 o Rotary Alagados construiu uma sala de leitura no meu quintal.
Por determinação do governo federal através do MinC,  somos Ponto de Leitura e a biblioteca nacional atualiza o acervo hoje com mais de três mil títulos. Temos também um ateliê de artes, onde as crianças podem produzir desenhos, pinturas, e onde acontece as oficinas ministradas por voluntários. Projetos leve livro grátis, onde as crianças podem escolher livros e levar para sempre."BLA" bando da leitura adolescentes, encontro para adolescentes de doze anos em diante onde são lidos e discutidos livros para a idade deles. Junte-se ao Bando- trata-se das visitas de escola e instituições que recebemos aqui, entre outros. Estamos completando seis anos, com muitos planos e a vontade de levar cada vez mais leitura para as crianças, jovens e adultos.”Os encontros do bando da leitura acontecem toda quarta feira a partir das 14 h onde participam de diversas oficinas de leitura ligadas aos demais segmentos da arte.
Ministramos oficinas de incentivo a leitura e contação de histórias:
VENHA GOSTAR DE LER: visitas e aula passeio de instituições ao bando da leitura.
TEMOS UMA HISTÓRIA PARA VOCÊ – contadores de história nas instituições
A LEITURA EM VERSO E PROSA- Oficinas de incentivo à leitura para professores, acadêmicos e interessados.
Em comemoração ao Aniversário, o Bando da Leitura estará realizando nesses dias alguns encontros:
Dia 7- quinta feira: das 14 h às 16 h – Encontro de leitores adolescentes e adultos
Dia 13- quarta feira das 14 às 16 h- Festa de aniversário com a participação da roda de capoeira da    LBV, apresentação de poesias, contação de histórias e ateliê de pintura
Dia 14- quinta feira das 14 h  às 16 h- Festa da Poesia
O “Bando da Leitura” é uma ação voluntária de estímulo a leitura determinada pelo Ministério da Cultura como PONTO DE LEITURA. Atua desde 21 de março de 2007 por iniciativa de algumas crianças. Se encontram todas as quartas feiras, das 14 h às 16 h na Rua: Roberto Auer, 141, Vila Ferroviários no Bairro de Oficinas (próximo ao conjunto Acácia) em Ponta Grossa – Paraná.
Informações:(42) 3229-5334 / 9972-6424 bandodaleitura@gmail.com Responsáveis: Lucélia Clarindo e Américo Nunes.