Prefeitura e SEBRAE desenvolvem o “Cidade Empreendedora”

Foto: Divulgação
As micros e pequenas empresas de Ponta Grossa e região podem continuar contando com o programa “Cidade Empreendedora”, desenvolvido pela a prefeitura em parceria com o SEBRAE. A renovação do convênio para o desenvolvimento do projeto foi assinado ontem quarta-feira (29) pelo prefeito em exercício, João Carlos Raad, o dr. Zeca, pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Álvaro Scheffer e pelo gerente Regional do SEBRAE, Joel  Franzim Junior. Este é o primeiro convênio assinado entre município e a Regional do SEBRAE, instalado em Ponta Grossa há pouco mais de dois meses.
Segundo a Chefe de Divisão de Fomentos ao Empreendedorismo, ligado a Secretarias de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, o “Cidade Empreendedora” propõe alavancar o setor de serviços na cidade através da qualificação da mão-de-obra e parcerias com a iniciativa privada. “O programa prevê uma burocracia menor nos processo de abertura de empresas, aprovação e licenciamento de projetos”, explica Tônia. “A nossa intenção é facilitar o processo de abertura de micro e pequena empresa, tornando o ambiente favorável para elas”, diz a gestora de projetos, Nádia Joboji.
O programa “Cidade Empreendedora” já vem sendo desenvolvido pela prefeitura em conjunto com o SEBRAE há dois anos e desde então vem promovendo capacitação de agentes de desenvolvimento. Nesta renovação, além dos programas já realizados, foi formado uma equipe com profissionais da prefeitura e do SEBRAE para elaborar um diagnóstico municipal em relação à Lei Geral, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas. O Projeto também vai promover capacitação para que micros e pequenas empresas participem de licitações públicas.
Projetos como o “Cidade Empreendedora” pretendem alavancar o setor das micro e pequenas empresas em Ponta Grossa, ajudando na organização dos processos na administração pública para que preste um serviço mais simples para o profissional. “Nós somos fomentadores e estamos aqui juntos para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores de Ponta Grossa”, diz Scheffer. Em Ponta Grossa, o setor de micro e pequenas empresas vem crescendo com as oportunidades e capacitações proporcionadas pelo município.
De acordo com o SEBRAE, em Ponta Grossa 98% das empresas instaladas são micro e pequenas empresas e a maioria delas tem um faturamento de até R$ 3,6 milhões. Em Ponta Grossa são abertas 50 micro empresas por mês. Segundo Tônia, nos últimos anos, a maioria das micro empresas tem se instalado em Uvaranas e Santa Paula. A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional tem a disposição dos micro e pequenos empresários a Sala do Empreendedor, que oferece assessoria a formalização, acompanhamento, acesso a programas de crédito e também a cursos de qualificação, e o Portal do Empreendedor, com informações atualizadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ponta Grossa