Médico Piraiense recebe homenagem

Foto: Divulgação
Durante a solenidade de abertura do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseniase no Paraná ,que foi realizado na sexta-feira (23),em Curitiba,  o médico Piraiense, Mário José Avais de Mello e equipe, foram homenageados pela Superintêndencia de Vigilância  em Saude (SVS) -Coordenação Estadual do Programa  de Controle da Hanseníase, pelo trabalho voluntário no atendimento aos cidadãos acometidos  pela hanseníase  e seus familiares no município de Piraí do Sul.

O dia Estadual de Consientização sobre a Hanseniase é celebrado no Paraná com o objetivo de dar visibilidade da doença á população e homenagear cidadãos que contribuem para o controle da doença no estado.

26 de maio  é data  que foi instituída no estado do  Paraná para o Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseniase por ser a data  do nascimento do Dr. Germano Traple, médico hansenologista que dedicou sua vida pela causa da hanseníase.

INFORMAÇÃO - A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que se manifesta principalmente na pele, com manchas esbranquiçadas e avermelhadas, dormência, caroços pelo corpo e bolhas nas mãos e braços. A doença também compromete os nervos periféricos, podendo causar deformidades nas mãos e pés.

Uma vez iniciado o tratamento, o paciente não transmite mais a hanseníase. O tratamento, que tem duração de seis meses a um ano, é à base de medicamentos e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde.

No Paraná, mil casos novos de hanseníase são diagnosticados anualmente. O dado revela que, apesar de pouco conhecida, a doença ainda atinge muitos paranaenses e exige atenção especial da população e dos profissionais de saúde.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirma que o preconceito e a falta de informação ainda são os principais desafios para o controle da doença. “Estamos trabalhando para divulgar os sintomas e capacitar os profissionais de saúde para que identifiquem precocemente casos suspeitos. Desta forma, podemos evitar que a doença se agrave e deixe sequelas”, destacou.

Em 2012, o Estado do Paraná retomou a realização de cirurgias reabilitativas da hanseníase. O procedimento é importante para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas que estão curadas da doença, mas tiveram deformações e outros problemas motores por conta da hanseníase.

Neste período, 115 cirurgias já foram realizadas no Centro Hospitalar de Reabilitação (Curitiba) e na Santa Casa de Cambé. Um dos pacientes beneficiados foi Aparecido Cabral, coordenador estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). “Fui submetido a três cirurgias que fizeram com que minhas dores diminuíssem bastante. Infelizmente, por causa do diagnóstico tardio, perdi parte da minha capacidade de locomoção”, afirmou.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Piraí do Sul

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA
Leandro Soares Machado Candidato a Deputado Estadual 54200

SAIBA MAIS

Leandro Soares Machado quer melhorias para saúde e segurança

Na Alep, Leandro garante que promoverá o fortalecimento dos Campos Gerais   Depois de disputar as eleições para prefeito de Ponta Gross...

Entre em contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram @leandrosoaresmachado