Pelo bem de nossas crianças

Foto: Divulgação
Tenho duas filhas que são os grandes tesouros da minha vida. O amor que dedico a elas é imenso. Só que tem a benção de ser pai, ou mãe, sabe o quão profundo é esse sentimento. As crianças merecem todo o nosso carinho, cuidado e atenção.
Infelizmente, nem todas as crianças têm a sua vida preenchida por amor e bons sentimentos. Uma em cada quatro denúncias de abuso ou exploração sexual infantil registradas no Brasil durante o ano de 2013 partiu do Paraná. Das 1.716 notificações, 319 casos aconteceram em Curitiba, sem considerar a região metropolitana. Ponta Grossa registrou 92 denúncias e Foz do Iguaçu 91. Os números podem ser ainda maiores, pois muitas ocorrências não são denunciadas. Os dados são muito preocupantes. É preciso fazer algo pelo bem de nossas crianças.
Na última quarta-feira (21) o abuso sexual infantil se tornou crime hediondo. Isso significa que não há possibilidade do acusado para fiança e aguardar o julgamento em liberdade. A pena prevista é de quatro a dez anos e os condenados cumprirão a pena em regime fechado. Não tenho dúvidas que essa lei mais severa é um grande passo para coibir a ação de pedófilos.
A data de 18 de maio foi escolhida como o ‘Dia nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’. A Lojas MM participou ativamente promovendo uma passeada em Prudentópolis, em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) instalado no município. O objetivo foi alertar a população sobre os malefícios da violência sexual infantil.
Acredito que o grande desafio é conscientizar a população da importância da denúncia. Muitos casos de abuso sexual infantil acontecem dentro de casa. Não são raros os episódios de crianças violentadas pelos padrastos. Quando resolvem pedir ajuda, as mães se recusam a acreditar que o parceiro cometeria tal ato. Assustadas e acuadas, as crianças ficam sem ter a quem recorrer. É fundamental que o crime seja denunciado, mesmo quando cometido por alguém próximo e de confiança da família.
Outro ponto fundamental é reduzir a violência, de modo geral, e promover a paz. Esse ponto é importantíssimo para que nossas crianças cresçam num ambiente saudável e harmonioso. Por isso, a partir do segundo semestre de 2014, o Instituto Mundo Melhor começará a atuar com mais intensidade em comunidades com altos índices de violência, inclusive o abuso sexual infantil. Em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU), os conteúdos de educação para a paz farão parte do Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania nas Unidades Paraná Seguro (UPS Cidadania).
Serão ofertadas 100 vagas para professores de escolas estaduais localizadas na região de abrangência das UPS Cidadania. O curso de 40 horas é desenvolvido em plataforma virtual e propostas-piloto, encontros presenciais, relato final de experiência e avaliação através da vivência do projeto. Os conteúdos serão ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências (NEP) e certificados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Tenho muito orgulho de saber que os professores serão capacitados para atuar em escolas inseridas num contexto de violência e resgatar alunos em situação de risco social. Discutir a paz através da não violência é algo inovador e imprescindível para a redução da exploração ou abuso sexual infantil. Tenho a convicção que o trabalho preventivo realizados nessas comunidades irá reduzir, a longo prazo, a necessidade de mecanismos de repressão policial. Garantir direitos sociais e promover a cidadania em comunidades com altos índices de violência são tarefas que exigem coragem e determinação. Promover o desenvolvimento integral das nossas crianças, livres de todo e qualquer tipo de violência ou exploração, é um dever de todos.

Marcio Pauliki é formado em administração pela UEPG, especialista em Gestão Empresarial pela FGV com cursos de extensão em Administração e Marketing pela London University (Inglaterra) e University of Berkeley (EUA).

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA
Leandro Soares Machado Candidato a Deputado Estadual 54200

SAIBA MAIS

Leandro Soares Machado quer melhorias para saúde e segurança

Na Alep, Leandro garante que promoverá o fortalecimento dos Campos Gerais   Depois de disputar as eleições para prefeito de Ponta Gross...

Entre em contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram @leandrosoaresmachado