Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo é prorrogada atéo dia 12 de dezembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e o sarampo (tríplice viral) foi prorrogada até o dia 12 de dezembro em todo o país, conforme determinação do Ministério da Saúde.  A campanha, que iniciou dia oito de novembro, seria encerrada ontem sexta (28). Em Ponta Grossa, a vacinação está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Unidade Central de Saúde, localizada na rua Engenheiro Schamber, no Centro. Não há necessidade de agendamento para tomar as vacinas. 

Devem ser vacinadas crianças a partir seis meses de idade e até quatro anos 11 meses e 29 dias, para a poliomielite, e a partir de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias para o sarampo. Para garantir as vacinas será preciso apresentar a carteirinha de vacinação. A dose da vacina contra a poliomielite é oral (gotinhas) e a tríplice viral é injetável. A tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. 

De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 12.262 crianças receberam a dose contra a pólio, representando 63,6 % da meta estabelecida. Contra o sarampo, foram 14.479 crianças imunizadas, aproximadamente 66,1 % do público-alvo. Os dados são atualizados juntamente com o Ministério de Saúde. 

Conforme as informações da SMS, em Ponta Grossa, a estimativa é de que até o encerramento da campanha, sejam imunizadas 19 mil crianças contra o sarampo e 21 mil crianças contra a poliomielite. “Nosso objetivo não é apenas a imunização contra estas doenças, mas também proporcionar a atualização das carteiras de vacinação. É importante que os pais mantenham as carteirinhas em ordem”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Coradassi.