Feira Verde Mais inicia atividades dia 24

Foto: Divulgação
Após paralisação no mês de janeiro, o Feira Verde Mais retoma as atividades na próxima terça-feira (24). Todos os pontos de troca estão passando por manutenção e limpeza em fevereiro e, segundo o diretor do programa, José Alves Cordeiro, está quase tudo pronto para iniciar 2015 com força total. “Alguns pontos ainda estão em processo de limpeza, que termina neste final de semana, para que tudo esteja pronto para as operações de troca”, observa o diretor.

Segundo o diretor, o período de paralisação acontece anualmente e é necessário para fazer a manutenção dos veículos e conceder férias aos funcionários. “Essas ações são imprescindíveis para o bom funcionamento do programa durante o ano todo”, ressalta Cordeiro.

Com 3 equipes de coleta e distribuição, o programa Feira Verde funciona em 139 pontos da cidade e atende mensalmente mais de 10 mil famílias de baixa renda. Para o pleno desenvolvimento do programa, a Secretaria Municipal de Abastecimento, gestora do programa, conta com 29 servidores, entre os que trabalham diretamente nos bairros e os que atuam no depósito. “Trabalhamos em busca de uma sincronia perfeita entre funcionários, agricultores e cooperativas de reciclagem para o desenvolvimento do Feira Verde Mais”, salienta.

A sistemática do programa consiste na troca de alimentos por materiais recicláveis na proporção de três quilos por um. Os pontos recebem o programa duas vezes ao mês e, em média, cada família leva pra casa 15 kg de alimentos. De terça-feira a sábado caminhões lotados com 13 itens variados distribuem os alimentos em troca do que seria desperdiçado, ao final de cada mês somam-se mais de 130 toneladas de alimentos distribuídos e 390 toneladas de materiais recicláveis recebem a destinação correta”, destaca o diretor.

Os primeiros pontos a serem atendidos já na terça-feira (24) serão: Vila Liane, Vila Margarida, Parque Nossa Senhora das Graças, Vila Los Angeles, Sant’Ana, Vila Coronel Cláudio, Vila Clóris, Cará-Cará, Antunes Duarte, Parque Auto-Estrada e Moisés Lerner.