Secretaria de Obras cria ferramenta de divulgação diária de serviços


A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos está transformando a cidade com serviços de limpeza, manutenção e revitalizações de praças, desobstrução de bueiros, reparos em parquinhos, operação tapa buracos, patrolamento e cascalhamento. Para que a população possa acompanhar o que está sendo feito e onde, a Secretaria de Obras criou o “Diário de Obras”, que está à disposição para consultas no site da Prefeitura de Ponta Grossa e tem link próprio ao lado direito do visor (www.pontagrossa.pr.gov.br/obras), facilitando o acesso da população.
    “O link é abastecido diariamente e contém as informações do cronograma de serviços que está sendo feito naquele dia. Dessa forma, a administração pública fica mais transparente e a população pode acompanhar os investimentos feitos em melhorias e em qualidade de vida em tempo real”, afirma o titular da pasta, Alessandro Lozza de Moraes.
De acordo com o secretário, a extensa lista de atividades realizadas é reflexo do que acontece rotineiramente na programação da Secretaria de Obras, que conta com uma grande equipe de funcionários para executar os serviços tão essenciais para a cidade. Aproximadamente 400 servidores municipais trabalham diariamente para recuperar danos causados pelo excesso de chuvas, mau uso de equipamentos públicos e falta de conscientização ambiental. “É um trabalho que exige bastante atenção do poder público porque se trata do bem-estar da população, que precisa e merece viver em um ambiente mais bonito, funcional e seguro”, salienta Lozza.
A princípio, a divulgação é referente ao diário de atividades da Secretaria de Obras, mas já está sendo estudada, pelo departamento de comunicação da Secretaria de Governo, a viabilidade da inclusão das obras da Secretaria de Planejamento e da Companhia Pontagrossense de Serviços (CPS). “Tanto as Secretarias de Obras e de Planejamento quanto a CPS atuam decisivamente para desenvolvimento da cidade, principalmente no que tange às obras de infraestrutura e de pavimentação. Estamos estudando a melhor forma de mostrar as inúmeras obras que estão sendo realizadas pelo Governo Municipal de maneira simples, rápida e objetiva, para ampliar o acesso à informação e garantir cada vez mais transparência na gestão do dinheiro público”, destaca o secretário de governo, Marcus Freitas.