Cidades conectadas: Volvo terá frota de ônibus gerenciada em tempo real

"Estamos apostando no modelo porque vamos vender mais na Região. Queremos ir além das grandes cidades. Nosso objetivo é chegar nas pequenas e médias", disse o presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta, ao explicar o acordo firmado entre a empresa e a Ericsson para a customização do sistema de ITS (Inteligent Tranportation System) ITS4Mobility da Volvo para atender às necessidades do mercado latino-americano. Inicialmente, o acerto prevê o uso do software apenas nos ônibus. Mas é possível estender também para a linha de caminhões, também produzida pela fabricante. O executivo participou nesta quarta-feira, 20/05, do evento Smarty City Business, realizado em Curitiba.


A solução - desenvolvida pela Volvo - oferece mais eficácia ao transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade a partir de um sistema de gestão de tráfego e de informação ao passageiro em tempo real.

A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução será desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação Ericsson localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.

O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.

Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horários.



Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera. Os prazos para o uso da solução na frota atual não foram revelados.