Cunha recebe pedido sobre mediação de paz no Oriente Médio

Foto: Divulgação
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vai debater com os parlamentares a possibilidade de o Congresso Nacional promover reuniões entre representantes de Israel e da Palestina para tratar do processo de paz na região.

Essa possibilidade surgiu na última quinta-feira (5), durante reuniões entre a comitiva brasileira de deputados, chefiada por Cunha, e autoridades árabes, como o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas; o negociador-chefe da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat; o ministro de Negócios Estrangeiros da Palestina, Riad al-Malki; e representantes do Conselho Nacional Palestino.

A sugestão de realizar reuniões para tratar do assunto foi apresentada por Riad al-Malki, mas recebida com cautela por Cunha, devido às complexidades que envolvem negociações desse tipo.

"Vou levar essa sugestão para o Brasil, mas Israel e Palestina estão há muitos anos envolvidos no processo, e nós não vamos achar que seremos os proprietários de uma eventual solução dos conflitos”, disse o presidente da Câmara. “Acho que é importante levar isso ao conhecimento dos parlamentares e, dentro da nossa humilde possibilidade, o que pudermos fazer para contribuir, tenho certeza que o Parlamento vai se sensibilizar", acrescentou.

Cunha descartou, no entanto, defender qualquer embargo aos produtos israelenses desenvolvidos em assentamentos judeus em territórios palestinos, como sugeriu Saeb Erekat. "Sou totalmente contrário a isso", disse.

A visita aos territórios palestinos faz parte de uma missão oficial de sete dias por Israel, Palestina e Rússia. A comitiva liderada por Cunha é composta por outros 13 deputados (dois deles vão apenas à Moscou).

Da lista fazem parte Átila Lins (PSD-AM), Beto Mansur (PRB-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Leonardo Picciani (PMDB-RJ), Bruno Araújo (PSDB-PE), Maurício Quintella Lessa (PR-AL), Jovair Arantes (PTB-GO), Mendonça Filho (DEM-PE), André Figueiredo (PDT-CE), Arthur Oliveira Maia (SD-BA), André Moura (PSC-CE), Rubens Bueno (PPS-PR) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Em Moscou, os parlamentares se reunirão com o presidente da Duma de Estado (a Câmara Baixa do parlamento russo), Sergey Naryshkin, e outros chefes de parlamentos.

Fórum
Hoje segunda-feira (8), a comitiva participará do Fórum Parlamentar dos Brics, que reunirá delegações de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O fórum vai discutir o papel dos parlamentos dos Brics na solução dos problemas da política e economia internacionais, entre outros assuntos.


A agenda inclui ainda uma reunião bilateral do presidente da Câmara dos Deputados com o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Zhang Dejiang.

Fonte: Agência Câmara Notícias

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA

CONTRIBUA PARA A CAMPANHA
Leandro Soares Machado Candidato a Deputado Estadual 54200

SAIBA MAIS

Leandro Soares Machado quer melhorias para saúde e segurança

Na Alep, Leandro garante que promoverá o fortalecimento dos Campos Gerais   Depois de disputar as eleições para prefeito de Ponta Gross...

Entre em contato:

Nome

E-mail *

Mensagem *

Instagram @leandrosoaresmachado