Dicas para economizar na conta de água

Medidas para reduzir o consumo de água tornaram-se palavras de ordem em todo o país, a fim de evitar o racionamento e o susto na fatura. Para empresas da área de serviços, como restaurantes, salões de beleza, hotéis e escolas, que dependem diretamente da contribuição do cliente, campanhas de conscientização podem contribuir, mas algumas ações estruturais ajudam a reduzir até 80% no gasto de água.


Um exemplo de como isso é possível é o Colégio Positivo Internacional, de Curitiba (PR), que adotou nos banheiros metais e louças eficientes, além de arejadores que misturam ar à água, em todas as torneiras, diminuindo a vasão em 88% (de 6 litros/minuto para 1,8 litros/minuto). Vasos sanitários equipados com acionamento duplo também reduzem o consumo em 65%. Já a captação da água da chuva, que é armazenada em três reservas, com capacidade para 5 mil litros cada, garante a irrigação dos jardins, a circulação do sistema de aquecimento do piso e as descargas dos vasos sanitários e mictórios.

Para economizar em casa, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (Mestrado e Doutorado) da Universidade Positivo, Maurício Dziedzic, sugere algumas dicas:

1 - Pré-lavar a roupa durante o banho - deixe as peças no chão do box enquanto toma banho.

2 - Beber água - as outras bebidas todas consomem mais que o volume equivalente de água para serem produzidas.

3 - Ser criativo, reutilizando água de várias maneiras. Por exemplo, a água do último enxague da lavagem de roupas na máquina pode ser utilizada para limpeza, descarga de vaso sanitário e para pré-lavagem de roupas.

4 - Lavar verduras em uma bacia, em vez de embaixo da torneira aberta.

5 - Pedir sugestões às crianças. Elas são criativas e se sentirão mais envolvidas no processo.

6 - Conectar a pia do banheiro à caixa de descarga. Assim, a água utilizada na pia servirá para o vaso de descarga.

7 - Se divertir economizando água. Crie uma competição em casa para determinar quem gasta menos.

8 - Dar preferência à vassoura. Limpar pisos e calçadas com jato de água é um grande desperdício.

9 - Usar apenas um copo por pessoa para beber água durante o dia, evitando lavar vários copos. Mantenha o copo coberto com um guardanapo com o nome do usuário - assim, cada um saberá qual o seu copo, e poeira e insetos não terão acesso ao seu interior.

10 - Optar por produtos que utilizem menos água na sua produção, ou seja, que tenham a menor "pegada hídrica".


Sobre a Universidade Positivo - A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Fonte: Central Press