6 de fevereiro de 2014

Primeira Operação Transbordo 2014 recolhe cerca de 4 mil embalagens

Foto: Divulgação
Mais de 4 mil embalagens de agrotóxicos foram recolhidas, em comprimento a lei Federal nº 9974/00; no último dia 4 de fevereiro, em Ipiranga-PR. Essa foi a primeira coleta, das nove que estão programadas no decorrer de 2014. “O objetivo da ação que já vem acontecendo há anos, além da contribuição ambiental na preservação da natureza é também o auxílio necessário aos pequenos produtores inseridos na agricultura familiar” conta o engenheiro agrônomo da Prefeitura Luiz Carlos Kreniski.
Algumas dificuldades no recolhimento foram ressaltadas pelo supervisor da Assocampos. “Ainda falta consciência de se entregar as embalagens destampadas e já com a tríplice lavagem feita, pois facilita na hora da seleção, contagem e reciclagem do material é algo a ser corrigido em todos os municípios” diz Antônio Luciano Bonfim.
No último ano, a operação atendeu 896 produtores e recolheu 40.940 embalagens vazias. A Operação Transbordo edição 2014 deve atender mais de 1 mil produtores rurais do município.  As regiões atendidas na Operação Transbordo nesse ano serão: Ipiranga (área urbana), Arroio Grande, Colônia Adelaide, São Braz, Quatis, Santana, Lustosa Arroio Grande, Colônia Taio e Lustosa Capivari. As embalagens tríplices lavadas devem ser enviadas tampadas e as sem tampas em sacos separados. É necessário estar em bags, separadas em suas respectivas litragens (1L, 5Le 10L), ou organizadas em fiadas também com suas litragens Apenas as embalagens de 20L não necessitam por em bags. Serão recebidas 100 embalagens por produtor.
Essa ação teve início no município de Ipiranga, em meados de 2002, onde aconteciam 3 coletas anuais.  “Hoje dos 13 municípios da região que realizam a mesma coleta, Ipiranga sai na frente com um total de nove por ano, mostrando a preocupação da prefeitura em cumprir a lei e; consequentemente, não acarretar penalidades ao produtor”, diz Kreniski.
A Prefeitura Municipal de Ipiranga sede o caminhão para transportar as embalagens recolhidas e levadas até a Associação dos Revendedores e Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos), em Ponta Grossa.

Fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Ponta Grossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leandro Soares fala sobre o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Entrevista Portal aRede, Leandro Soares O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Leandro Soares, fala ao Port...

MAIS VISUALIZADAS DA SEMANA