Curso de desenho aplicado em fabricas de PG

Leandro Cardozo
O artista plástico Leandro Cardozo, 27 anos, Gestor em Recursos Humanos, administrou uma oficina de desenho, em 2012, para funcionários de uma multinacional de componentes automotivos instalado em Ponta Grossa. Através de repasse de técnicas de desenho artístico para funcionários da linha de produção, visando melhorar a qualidade, e prevenir falhas na produção dos componentes, uma forma rápida e eficiente para fixar na memória, procedimentos e técnicas no processamento da matéria prima ate o produto final, ao longo da linha de produção.

Não se trata de uma técnica nova, este procedimento foi aplicada na Toyota na china, nos anos 60, visando eliminação de defeitos e padronização da qualidade de todos os componentes na linha de produção. Observando na linha elementos que interferem na qualidade desde o desempenho da maquina a atenção no manuseio das matérias primas pelo operador. Este conjunto de ações é designado de Manutenção Planejada Total.     

A “Manutenção Planejada Total – TPM” consiste em detectar e tratar as anormalidades dos equipamentos antes que eles produzam defeitos ou perdas. O objetivo principal é o desenvolvimento de um sistema de trabalho que promova a eliminação de atividades não programadas de manutenção. Visando a especialização do operador.