Conheça o Parque Estadual Rio da Onça, repleto de orquídeas e bromélias

Foto: Divulgação
Entre os balneários Riviera e Praia Grande, em Matinhos, fica uma pequena joia do Litoral paranaense. Bem perto da praia, a 600 metros, está o Parque Estadual Rio da Onça, um local repleto de bromélias, orquídeas de rara beleza e outras espécies da vegetação típica da planície litorânea do Estado, que atraem aves, pássaros e outros diversos animais silvestres.

Para conhecer o parque de 118 hectares – o equivalente a 118 campos de futebol – o visitante precisa percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 quilômetro, sem voltar pelos mesmos lugares. Todas as trilhas são bem demarcadas, acessíveis e planas e fazem do parque um local apropriado para qualquer perfil de visitante. 

“Além das suas características ambientais indiscutíveis para a preservação de espécies importantes da Mata Atlântica, é um parque muito aconchegante, fácil de percorrer e de se gostar. Um local ideal para contemplação, pesquisa científica e educação ambiental”, diz Maria do Rocio, chefe do Departamento de Unidades de Conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Logo em frente ao Centro de Visitante começa a Trilha Grande, que tem todo o percurso sinalizado. Pontes suspensas facilitam a travessia de trechos alagados, uma das principais características do parque. Quase na metade do caminho, o visitante chega ao Mirante das Bromélias, ponto de descanso e observação deste tipo de planta nativa que é muito comum no parque. Com o mirante, o olhar do visitante fica perto da copa das árvores, onde as bromélias estão alojadas. 

A fauna do parque também é bastante diversificada, com cachorros-do-mato, lagartos, pequenos roedores, tatus, gatos-do-mato. O Parque Estadual Rio da Onça também é uma ótima opção para observadores de aves e de pássaros.

Serviço:

Parque Estadual Rio da Onça

Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR-412, Balneário Riviera II.

Horário: de terça-feira a domingo, das 8 h às 11 h 30 min e das 13 h 30 min às 17 h. 
Nos feriados o local funciona nestes mesmos horários. 

Fonte: Governo do Estado do Paraná