6 de julho de 2015

Prefeitura de Blumenau cria aplicativo para monitorar rio e prevenir enchentes

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Blumenau lança amanhã segunda-feira, dia 6, o aplicativo do Alertablu. A apresentação do sistema ocorre a partir das 9h no Salão Nobre. Com o objetivo de facilitar a vida da população e o trabalho da Defesa Civil, o software é uma extensão do site Alertablu e foi desenvolvido pela equipe técnica da Diretoria de Sistemas da Secretaria Municipal de Gestão Governamental.

O aplicativo conta com diversas funcionalidades. Uma das principais é que na tela inicial o usuário pode acompanhar em tempo real o nível do rio e a situação daquele momento, como estado de vigilância, atenção, alerta e prontidão. Caso o nível do rio esteja em estado de prontidão, o sistema passa a mostrar a previsão do nível para a próxima hora. O diretor de Sistemas, Júlio Cezar Silva, explica que outro ponto importante é a possibilidade de cadastrar locais para monitorar. “Caso a rua cadastrada esteja próxima de atingir a cota, o aplicativo emite nota ao usuário avisando sobre a previsão”, explica.

O sistema também mostra o histórico do nível do rio nas últimas horas, além de notícias do site Alertablu e telefones úteis para momentos de crise, como o do Samu e Corpo de Bombeiros. O aplicativo conta com a lista de todos os abrigos do município, indicando quais estão ativados para a comunidade. O diretor ressalta que esta é uma importante ferramenta para a população, pois em momentos de crise o site recebe um grande número de acessos, sobrecarregando o sistema. Já com o software a situação é diferente, dessa maneira, as informações estarão sempre disponíveis, evitando o risco de queda.

O secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, explica que o aplicativo é proativo em informar o cidadão, auxiliando o trabalho da Defesa Civil. “Um grande ponto positivo do sistema é que ele irá descongestionar o telefone de emergência 199. Em momentos de crise, 95% das ligações são pedidos de informação. Apenas 5% são realmente pedidos de ajuda. Com o Alertablu, a população terá acesso a todas as informações que deseja, de forma facilitada”, salienta.

O programa estará disponível para Android e poderá ser baixado gratuitamente. A previsão para que o aplicativo possa ser instalado em sistemas IOS é de 60 dias.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leandro Soares fala sobre o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Entrevista Portal aRede, Leandro Soares O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Leandro Soares, fala ao Port...

MAIS VISUALIZADAS DA SEMANA