10 de setembro de 2014

Incentivo à prática esportiva beneficia empresas

Alphaville Running TOTVS - Etapa Curitiba motiva colaboradores, clientes e comunidade a praticar exercícios; atletas devem tomar cuidado com a preparação física
Foto: Divulgação
Muitas empresas já se deram conta da importância do incentivo ao esporte e de como os exercícios físicos podem beneficiar a qualidade de vida dos funcionários. A prática reflete positivamente no próprio ambiente de trabalho. De acordo com estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), as atividades físicas trazem vários benefícios ao colaborador e à empresa, tais como melhora da imagem, redução do estresse, melhoria no relacionamento interpessoal, aumento da disposição, humor e motivação.

A TOTVS Curitiba é exemplo de empresa que acredita nesse tipo de iniciativa, tanto que, pelo quarto ano consecutivo, vai patrocinar a Alphaville Running TOTVS - Etapa Curitiba. "Percebemos uma motivação muito grande de nossos colaboradores com a corrida, além de promover a interação com a comunidade e com clientes", explica José Roberto Krasucki, gestor de marketing da empresa.

Marcada para 28 de setembro, a prova se divide em três categorias: corrida de 5 e 10 km e caminhada (3,5 km). Os atletas profissionais e amadores contam com estrutura assistencial completa com equipe médica e pontos de hidratação, além de um kit especial. Embora a prática de exercícios, como a corrida de rua, seja fundamental para a saúde física e mental, é preciso tomar cuidados básicos. O médico João Luiz Carneiro, nefrologista do Hospital VITA e atleta com diversas maratonas e etapas de Iron Man em seu currículo, dá dicas de preparação:


Preparação para a prova
- Seguir uma rotina de exercícios, sob a orientação de profissionais, pelo menos três meses antes da prova. "Para evitar lesões articulares e até mesmo fraturas, é importante estar com os exames em dia. Recomenda-se que alguns meses antes da corrida, o participante realize check-ups de rotina para se certificar de sua condição. É importante também fazer Raio-X do tórax e avaliar a condição cardiorrespiratória geral do paciente", alerta.

- Incluir os alongamentos na programação. Não esquecer dos membros superiores. "A corrida é um esporte que envolve toda a musculatura do corpo. É claro que o maior esforço se concentra nas pernas, mas também temos jogo de braços e esforço dos músculos da coluna e abdômen", destaca.

Na véspera
- A semana que antecede a corrida é chamada pelos especialistas de "fase de polimento", quando o atleta diminui o ritmo dos treinos para descansar o corpo antes do esforço maior. "É essencial que o participante esteja bem descansado para a disputa. Vale lembrar, entretanto, que ‘descansar’ não significa parar de treinar, mas sim reduzir a intensidade dos exercícios", ressalta.

- Cuidado redobrado com a alimentação, incluindo alimentos energéticos e de fácil digestão. "No dia que antecede a prova, o atleta deve optar por alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia rápida. É recomendável que se evite ingerir gorduras, álcool e outros alimentos que gerem desconforto abdominal ou diarreia".

- É fundamental é manter o corpo hidratado, seja com água ou isotônico. De acordo com Carneiro, uma boa opção são os géis de carboidrato, rapidamente absorvidos pelo corpo e ótima opção para quem busca bons rendimentos. "Evite consumir gel e isotônicos em excesso, pois podem trazer problemas gastrintestinais ao atleta, devido ao aumento do volume de carboidratos do organismo".

Serviço
Alphaville Running TOTVS - Etapa Curitiba

Quando: 28/09, largada às 8h30.

Onde: Alphaville Graciosa Clube (Av. Tomaz Edison de Andrade Vieira, 825, Pinhais).

Inscrições e informações: www.pandasports.com.br

Sobre a TOTVS
Provedor global de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas de todos os portes, com mais de 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo. A TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). É a única empresa de tecnologia na lista das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas, segundo ranking da Interbrand.

Com o compromisso de tornar os seus clientes competitivos no mercado que atuam, a TOTVS oferece soluções para 10 segmentos, complementados por um amplo portfólio de serviços, como Consultoria de Negócios e Cloud Computing. Em 2013, registrou R$ 1,6 bilhão em receitas. Mais informações em: www.totvs.com.


Fonte: Assessoria de comunicação Central Press / Gartner - Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leandro Soares fala sobre o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa

Entrevista Portal aRede, Leandro Soares O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Leandro Soares, fala ao Port...

MAIS VISUALIZADAS DA SEMANA